intropic

Meyas

Olá, sou a Fabi: Escrevo modelos de tricô entre outras coisas

Reflecções sobre amostras

Pequenas diferenças que no fim são grandes

Ninguém gosta de tricotar amostras. Estamos basicamente a tricotar um quadrado que no futuro não terá nenhuma utilidade. No entanto, às vezes é mesmo preciso tricotar quadrados inúteis. Este blog post tenta ilustrar o que pode acontecer quando não o fazemos.

Algumas amostras que tricotei nos últimos anos:

swatch

Amostra em 10cm/4in

A maioria dos modelos inclui uma amostra. Para verificar se a nossa malha é equivalente à do designer, monta-se o número de malhas da amostra e tricota-se o número de carreiras pedido. A amostra pode ser em ponto jersey ou qualquer outro ponto que o designer mencionar.

99% do tempo* a amostra será um quadrado de 10x10cm ou 4x4in (*citação em falta). Geralmente adicionam-se 3 malhas no início e fim da carreira, que serão tricotadas em ponto jarreteira; simultaneamente, tricotam-se 6 carreiras em jarreteira no início e fim da amostra. Desta forma, se a amostra for em jersey, as bordas em jarreteira vão produzir uma amostra cujas bordas não se enrolam, sendo depois mais fácil de medir.

Se a nossa amostra for igual à do designer (medir os 10x10cm), perfeito! 😌 Podemos começar logo a tricotar e parece que é magia.

Se não for igual, teremos de verificar o quão diferente e ajustar se necessário. O resto deste post expõe essas diferenças.


Insere a amostra do modelo e as dimensões da tua amostra:

Unidades

Amostra do modelo (10x10cm)

A tua amostra (largura x comprimento)

comments powered by Disqus

Sobre

Neste site escrevo sobre o meus designs de tricot, e sobre dicas e modificações aos modelos. Também é aqui que partilho as notas dos episódios do podcast. Podem encontrar-me no Youtube com o mesmo nome do blog. E claro, estou no Ravelry! Cliquem no icon acima ou procurem por apionese.

meyasdesigns